Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de junho de 2013

CÓDIGO GENÉTICO

Código Genético

A descoberta:

Em 1866, Gregor Mendel estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras, mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. Embora nem todas as características mostrem estes padrões de hereditariedade mendeliana, o trabalho de Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade.
Só depois da morte de Mendel é que o seu trabalho foi redescoberto, entendido (início do século XX) e lhe foi dado o devido valor por cientistas que então trabalhavam em problemas similares. Em 1953 o trabalho de Watson e Crick  mostrou que a base física da informação genética eram os ácidos nucleicos, especificamente o DNA, embora alguns vírus possuam genomas de RNA.
Em artigo publicado na revista Nature em 25 de abril de 1953, Crick e Watson explicaram que o DNA tem uma complexa estrutura helicoidal que "sugere de imediato a possibilidade de um mecanismo de cópia para o material genético". Os cientistas descobriram então que a estrutura em dupla hélice do DNA resolvia perfeitamente a questão da replicação dos genes, anterior à divisão celular. Mas esse achado gerou polêmica, pois "se esqueceram" de citar a informação valiosa conseguida por uma cientista do King's College de Londres, Rosalind Franklin. Franklin foi quem, mediante técnicas de raios X, deduzira que as bases nitrogenadas que faziam parte da composição do ácido nucleico deviam estar em uma estrutura helicoidal, e inclusive tinha calculado vários parâmetros da hélice, como a distância e o período de repetição.
A descoberta crítica para o surgimento da moderna Biologia Molecular só foi alcançada no começo da década de 1960 por Marshall Nirenberg, que viria a receber o Nobel em 1968, assim como Watson e Crick cinco anos antes. A manipulação controlada do DNA (engenharia genética) pode alterar a hereditariedade e as características dos organismos e com o tempo, a descoberta se revelou como a base da genética moderna e seu conhecimento é empregado em campos tão distintos como a investigação de crimes e a agricultura.





Importância do Código Genético:



Atualmente o código genético constitui um dos aspectos mais importantes da biologia. Sua importância se baseia, no fato de que a capacidade de “traduzir” ou “mapear” a estrutura primária de uma cadeia de polipeptídios é essencial a célula.
O genoma humano apresenta-se por 23 pares de cromossomos que contem interiormente os genes. Todas as informações são codificadas pelo DNA, o ácido desoxirribonucléico. Este ácido tem um formato de dupla hélice e é formado por quatro bases que se juntam aos pares: adenina com timina e citosina com guanina.
Entre as principais doenças de origem genética, podemos citar: síndrome de down, albinismo, daltonismo, doença de Alzheimer, etc.Através do mapeamento genético do genoma humano será possível, muito em breve, descobrir a causa de muitas doenças. Muitos remédios e vacinas poderão ser desenvolvidos a partir das informações obtidas pelas pesquisas genéticas, lembramos que descobrindo a causa de várias doenças poderão ser adotadas medidas de prevenção.


Bibliografia:



Um comentário: